sáb. jan 28th, 2023

Se você está cansado de ter baixa produtividade no seu rebanho, veja algumas dicas de nutrição animal e dê um up no seu animal. A nutrição animal é um dos pilares que sustenta o agronegócio no Brasil.

Distribuidor de produtos químicos são excelentes aliados na nutrição animal oferecendo produtos de qualidade para que seu rebanho tenha maior desempenho.

Normalmente alguns criadores de gado, ou qualquer outra espécie animal não tem um bom conhecimento sobre a nutrição animal e como consequência seus animais acabam não atingindo uma boa produtividade. Para que a nutrição animal gere lucro é importante considerar os aspectos relacionados ao manejo eficiente de cada espécie.

Veja qual a importância da nutrição animal

Animais e cuidados

Quando o agricultor aplica uma dieta equilibrada na nutrição animal, a saúde do rebanho melhora, visto que serão oferecidos os nutrientes necessários para uma maior produção de energia, assim, o organismo dos animais funcionam de forma correta. A nutrição animal contribui para o crescimento do animal, manutenção e preparação dos tecidos corporais e produção.

Os animais de fazenda que são criados para a produção de leite ou corte, necessitam de uma boa nutrição, ela é fundamental para que eles possam dar muito leite, atinjam o peso ideal de corte em um curto período, entre outros. Para direcionar uma suplementação energética, proteica ou mineral, com o objetivo de potencializar o desempenho dos animais, é preciso estabelecer o objetivo da dieta.

Dicas de como melhorar o desempenho dos animais

Para obter um bom desempenho dos animais é necessário que o produtor estabeleça os objetivos da produção para direcionar a melhor estratégia que vai gerar o resultado desejado.

  • Oferecer ao rebanho uma ração específica para cada fase;
  • Verificar o déficit e a necessidade nutricional do rebanho;
  • Manter sempre os cuidados e atenção com a alimentação, oferecendo sempre no horário certo;
  • Verificar sempre as mudanças climáticas, temperatura do ambiente, ventilação e hidratação dos animais.
  • Manter uma boa estrutura para o animal também irá refletir na sua qualidade de vida, no bem estar e na alimentação do animal.
  • As mudanças bruscas também afetam a produtividade, assim como a matéria prima utilizada na ração oferecida ao rebanho.

Benefícios da nutrição animal

Quando o criador oferece uma alimentação balanceada, o rebanho ganha  um suporte à microflora do rúmen responsável por fazer a digestão de fibras e manutenção do PH ruminal, isso maximiza o ganho de peso e consequentemente aumenta a produção de leite, o animal melhora a integridade intestinal e seu sistema imunológico fica fortalecido. Ademais,diminui os índices de mortalidade dos bezerros e diminui a incidência de doenças respiratórias.

Cada fase da vida dos animais exigem um tratamento específico, onde serão introduzidas rações próprias, elas determinam uma maior ou menor produtividade do animal.

A genética também interfere no desenvolvimento do animal. a predisposição, peso e outros fatores influenciam a necessidade alimentar do animal, uma dica importante é fornecer os nutrientes de forma balanceada, com proteínas, vitaminas, carboidratos, minerais, entre outro, assim é possível alcançar e tirar a máxima performance.

A disponibilidade de alimento também vai interferir no desenvolvimento do animal. O correto é manter sempre o alimento à disposição do animal e na quantidade certa.

A água é outro importante item no desenvolvimento do seu animal. Ela precisa estar sempre limpa e à disposição do animal. Assim, sempre que o animal estiver com sede, vai ter sua água limpa e tratada. Com isso o animal vai estar sempre bem hidratado.

O calor também pode interferir no desenvolvimento do seu animal. Em caso de gado de leite, o calor excessivo pode causar estresse e variações na qualidade do leite. Por isso, o agricultor precisa procurar adequar os ambientes com ventilação adequada ou refrigeração.

Se gostou deste artigo deixe seu comentário e compartilhe para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações. Venha conferir nosso site, lá você vai encontrar muito mais posts interessantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *