Processos automatizados — conhecidos como Automação Industrial — ajudam as empresas a processar seu trabalho de forma mais eficiente e produtiva.
Para melhorar a produção, as empresas precisam identificar pontos específicos em seus processos onde a melhoria é necessária. É por isso que as empresas precisam de uma boa gestão.
A utilização de um plano completo de automação de equipamentos garante ao seu negócio maior competitividade e lucratividade. Isso leva a processos simplificados e maiores lucros graças à automação do equipamento.
Para saber mais sobre o assunto, continue lendo o post e descubra tudo o que você precisa saber sobre a automação de processos industriais.
O que é a automação de processos na indústria?
A palavra automação vem da raiz latina “automatus”, que significa “mover-se por si só”. Automação é o papel das máquinas que automaticamente cuidam de suas operações em nome do operador. Reduz a necessidade de trabalho tanto quanto possível.
As inovações tecnológicas sempre buscaram tornar os processos mais eficientes e econômicos. Esse objetivo decorre da revolução industrial, que alterou a forma como as pessoas trabalhavam. Os processos automatizados agilizam a produção e minimizam as chances de erro. Isso ajuda as empresas a reduzir custos, ao mesmo tempo em que melhora a confiabilidade de um determinado processo.
A criação de produtos de alta qualidade com redução de custos é realizada por meio do uso da automação de processos. Isso é particularmente abrangente; envolve portas e elevadores eletrônicos, além de robótica nas linhas de produção. As pessoas envolvidas neste processo usam equipamentos especializados para tornar os processos de fabricação mais eficientes e econômicos ao mesmo tempo.
Maior produtividade para o processo e segurança para os trabalhadores
Muitas vezes, as empresas precisam interromper a produção em determinados momentos, como feriados ou manutenção. Isso os ajuda a se ajustar ao aumento da demanda do mercado. Por causa disso, eles aumentarão sua força de trabalho para manter a produção em andamento.
Com o aumento do uso de máquinas nos processos industriais, é possível manter a produção 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, sem a necessidade de funcionários adicionais. Além disso, os funcionários não precisam trabalhar em situações inseguras ou insalubres graças à automação de seus trabalhos.
Isso permite que os funcionários se afastem da produção ou realizem outras tarefas que não os envolvam no chão de fábrica.
Mais qualidade e precisão na produção
As máquinas que executam os processos substituem os humanos, pois menos pessoas usam seu trabalho. Além disso, menos erro humano está presente graças à diminuição das necessidades, como comer e ir ao banheiro.
Os programas de manutenção robótica garantem um desempenho consistente e confiável. Isso evita erros e produtos de baixa qualidade e reduz o desperdício de material.
Maior confiabilidade das informações
É quase impossível compreender a quantidade de dados disponíveis em sistemas de produção, gestão corporativa e clientes. Eles têm tanta informação que parece impossível de entender. No entanto, as pessoas podem imaginar a qualidade da análise que podem realizar com todos esses dados.
Aumento da concorrência, otimização da qualidade, redução de despesas e utilização de recursos orçamentários são apenas alguns dos benefícios que podem ser alcançados com o uso de dados em tempo real. Cada benefício leva a uma decisão mais competitiva e assertiva.
A manutenção programada economiza dinheiro e materiais, pois os processos industriais não param devido a acidentes, excessos ou turnos noturnos inesperados.
Melhora na segurança
Os dados das pessoas estão em risco devido à conexão constante que as pessoas têm. Não houve necessidade de proteção de dados, pois correm o risco de qualquer risco virtual.
A troca de dados na nuvem e uma enorme quantidade de armazenamento de dados na rede podem expor plantas industriais. Tanto a segurança física quanto a virtual são vitais para evitar danos aos negócios.
Mesmo os processos não industriais podem se beneficiar da Automação Industrial – especificamente, o uso de monitoramento remoto e em tempo real.
Redução de custos
A aquisição do equipamento necessário e a equipe de treinamento são necessárias ao passar do trabalho automatizado para o humano. Isso porque os investimentos iniciais são altos devido aos custos de equipamentos e treinamento.
Investir nesses programas acaba reduzindo os custos ao eliminar a necessidade de compra de materiais e mão de obra. Também produz mais produtos graças ao aumento da produtividade. Além disso, esses programas ajudam a reduzir o desperdício, eliminando materiais desnecessários.
Se gostou do texto, compartilhe o conteúdo com seus amigos e aproveite e deixe seu comentário ou opinião, se gostaria citar melhoras.